Secretaria de Assistência Social


Maria Gorette Neves de Andrade Melo

Secretária

Natural de Rio Formoso, Professora e Assistente Social, formada pela FAMASUL e UNITINS, especialista em Língua Portuguesa. Atualmente Secretária Municipal de Assistência Social do Município de Tamandaré, Funcionária Pública da Rede Estadual e Municipal. Exerceu a função de gestora na Escola Prof. José Carlos Dias da Silva, atual EREM – São José da Coroa Grande, Gerente da equipe téncica pedagógica e gestora da Gerência Regional de Educação do Litoral Sul. Também exerceu a função de Secretária de Assistência Social do município de São José da Coroa Grande/PE e atualmente Secretária Municipal de Ação Social do Município de Tamandaré/PE, desde janeiro de 2013.

Missão

Implementar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo serviços de Proteção Básica e Proteção Social Especial aos cidadãos que dela necessitarem.

Visão

Ser referência nacional na defesa e garantia de direitos e na prestação de serviços, programas, projetos e benefícios às famílias de Tamandaré/PE, oriantados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Apresentação

A Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93 – LOAS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) creditam a toda pessoa 10 direitos socioassistenciais, aos quais se somam outros, para segmentos específicos, estabelecidos por legislação esparsa.

A atuação da Assistência Social ocorre em base a princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. As balizas para ocorrência destes atendimentos devem respeitar a descentralização político-administrativa e a participação da população, tendo a centralidade das ações na família.

Em Tamandaré, a Secretaria Municipal (SMAS) presta atendimento socioassistencial às pessoas e famílias, articula os serviços e potencializa a rede de proteção social básica tendo como porta de entrada o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); e, no caso do apoio, orientação e acompanhamento a situação de ameaça ou violação de direitos, este se realiza por intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

A SMAS executa, hoje, a gestão básica na Assistência Social.

Endereço

Rua José Geraldo Lopes Rosa, S/N – Centro 
Tamandaré – PE – CEP: 55578-000 

Horário de Funcionamento

Horário: das 8:00hs ás 12:00hs das 14:00hs ás 17:00hs
Dias: de segunda-feira à sexta-feira

Atendimento ao Público

Horário: das 08:00hs ás 12:00hs
Dias: de segunda-feira à sexta-feira

Informações e Contato

Telefone: (81) 98848-1644 
E-mail: assistenciasocial@tamandare.pe.gov.br


Serviços e Programas Sociais

1. Emissão de Documentos

2. Cadastro Único/Programa Bolsa Família

3. Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

4. Projeto de Inclusão Produtiva Salão de Beleza Comunitário

5. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

6. Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS

7. Conselho Tutelar

8. Coordenadoria da Mulher

9. Casa da Juventudes

10. Defesa Civil


GOVERNO MUNICIPAL


QUADRO DE AVISOS