Atrativos Turísticos


Dados Gerais

Tamandaré conta com muitos pontos turísticos para atrair aos turistas. Cultura, Tradição e Natureza… todo num mesmo local, a mistura perfeita na escolha de suas férias.
A praia dos carneiros em Tamandaré, foi eleita a 2° praia mais bela do Brasil, também a 2° mais bela da América do Sul e 12° do mundo, no ano de 2014.
Tamandaré é o lugar ideal para conhecer, apreender e desfrutar.









Centro de Artesanato – Tamandaré

Importante centro cultural do município, localizado na Av. José Bezerra Sobrinho. É um ponto onde o ano todo os artistas da região expõem seus trabalhos feitos com matéria prima e diversos outros materiais. O Centro de Artesanado foi inaugurada no ano 2001, durante a Festa de Emancipação do Município. Também pode encontrar frutas nativas e doces.

Mirante do Oitizeiro – Tamandaré

Localiza-se no Morro do Oitizeiro, foi observatório na Segunda Guerra Mundial, hoje é o ponto mais alto de Tamandaré desde onde podemos ter uma visual panorâmica de Tamandaré, tanto da cidade como assim do maravilhoso mar de verde esmeralda. Todos os anos celebra-se no Mirante a Festa Ecológica de São Pedro do Oitizeiro. O Oitizeiro é um árvore com uma fenda natural no tronco onde foi colocada uma imagem de São Pedro.

Igreja de São José de Botas – Tamandaré

A Igreja de São José localiza-se perto da praia de Tamandaré, foi construída no século XIX, possui estilo barroco e ainda conserva no centro da parte superior da fachada um brasão que representa um serrote, um cajado, um compasso, e uma régua.

Igreja de São Pedro – Tamandaré

A Igreja de São Pedro localiza-se às margens do Oceano Atlântico, na Praia de Campas. Esta igreja de arquitetura barroca, construída no século XIX tem como destaque um altar onde encontram-se imagens do seu padroeiro e destaque para o seu coro. Ocasionalmente realizam-se missas ou casamentos. A entrada pela praia é possível na maré baixa.

Igreja de São Benedito – Tamandaré

Igreja de São Benedito – Tamandaré

Erguida no século XVII na beira mar da Praia dos Carneiros, é denominada, pelos que frequentam a área, de Igrejinha dos Carneiros. A localização da capela em meio ao mar e ausência de grandes construções em seu entorno, confere enorme beleza à paisagem do local.

Forte de Santo Inácio de Loyola – Tamandaré

O Forte de Santo Inácio de Loyola é Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. Conhecido como o Forte de Tamandaré, foi construído para proteger porto dos ataques holandeses. Fica nas margens da Praia Boca da Barra, a seu lado se encontra o Farol de Tamandaré. O Forte foi construído a finais do século XIIX e é parte da história de Pernambuco, foi utilizado também como prisão temporária na Guerra dos Cabanos no século XIX. O Forte de Tamandaré, como também é conhecido, está inserido dentro do Parque Natural Municipal do Forte de Tamandaré, criado com o objetivo de preservar o patrimônio histórico da Marinha do Brasil e proteger a diversidade biológica na sua zona marinha.

Farol de Tamandaré – Tamandaré

No ano 1902 para guiar os navios foi inaugurado o Farol de Tamandaré, localizado junto ao Forte de Santo Inácio de Loyola. Atualmente está em funcionamento.

Cachoeira do Bulha D’água

Cachoeira do Bulha D’água

Outro atrativo de Tamandaré é a Cachoeira do Bulha D’água, uma cachoeira de 10 metros de altura ubicada nos limites da Reserva Biológica de Saltinho, as margens da PE-76, rodovia de acesso à cidade. 
Também é conhecida como Bica de Tamandaré. São três quedas fortes de águas frias e límpidas com temperaturas de até 15 graus no máximo que já foram uma fonte de água mineral. 
É muito procurada pelos turistas.

Rio Ariquindá – Tamandaré

O Rio Ariquindá é o rio com o menor índice de poluição de Pernambuco. Ao Norte da sua margem observamos a praia de Guadalupe, na sua margem direita encontramos a Praia dos Carneiros, e na esquerda o mirante natural no município de Rio Formoso. Pode se navegar em pequenos botes, conta aproximadamente com 6 metros de profundidade e 70 metros e largura. Em todas as suas margens encontramos vegetação de mangue. Conta com uma marina na orla é algumas casas de veraneio. O Rio Ariquindá é o marco inicial do CT (Centro Turístico) Guadalupe.

Recifes de Corais – Tamandaré

Recife dos Corais – Tamandaré

Poucos países no mundo tem a benção de apresentar nos seus ecossistemas estas formações de recifes de corais. Pelas condições favoráveis dos mares tropicais, o Brasil é o único país no Atlântico Sul que possui estes recifes de grande biodiversidade que levaram milhares de ano em se formar e são o habitat de centenas de espécies de animais y plantas. Os Recifes De Corais são os desenhistas das charmosas piscinas naturais no mar de Tamandaré, além de dar refúgio a mais de 100 espécies de peixes que aproveitam suas qualidades, muitos animais como camarões e peixes necessitam deste habitat já que funciona como barreira natural impedindo o avanço do mar. Estes Recifes de Corais são protegidos pelas leis brasileiras formando parte da APA Costa dos Corais.

Piscinas Naturais – Tamandaré

Piscinas Naturais – Tamandaré

Uns dos principais atrativos da região são as piscinas naturais que formam-se a poucos metros da praia pelos recifes de corais, eles formam uma barreira não permitindo o passo do mar até a costa, que fica calmo e dá lugar à vida de muitas espécies de animais e plantas, é um espetáculo imperdível para os amantes da natureza. Os recifes de Tamandaré são ideais para o turismo ecológico e a prática de mergulho num mar cristalina cheio de peixes coloridos, corais e naufrágios.

Manguezais

Tamandaré apresenta áreas de mangue onde habitam várias espécies marinhas. As mesmas passam parte de sua vida no mar, e procuram o estuário para sua reprodução ou alimentação.
Algumas espécies que encontramos são crustáceos, moluscos e peixes, entre eles o caranguejo-uçá, aratus, pitú e guaiamuns. O Estuário dos Rios Mamucabas e Ilhetas formam o manguezal de maior biodiversidade. 


GOVERNO MUNICIPAL


QUADRO DE AVISOS